ENEM: 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'

 Como todos os anos, os temas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são muito populares neste país. Na tarde deste domingo (5), primeiro dia da prova do Enem 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira divulgou os temas do corpo principal do trabalho exigido para a prova. O trabalho invisível e educado das mulheres brasileiras Os homens dedicam 11,7 horas por semana às tarefas domésticas e aos cuidados. Os espaços sociais hegemónicos ainda são dominados por homens.


"A realidade é que isso não recebe muita atenção. Naturalizou-se que o trabalho de cuidar das pessoas é trabalho de mulher e é entendido como uma característica feminina." A socióloga e secretária nacional de Atenção e Família do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destaca Arroz Abramo.


Para ela, que chefia o Grupo de Trabalho (GT) que elabora a política nacional de saúde, as questões levantadas no Enem são muito necessárias. “Sabemos a importância dessa prova para democratizar o acesso ao ensino superior e que cada questão colocada na redação é motivo de reflexão. “Fiquei muito feliz então”, disse ele em entrevista à Agência Brasil.


Rice-Abramo disse em maio próximo que o governo federal irá efetivamente fazer cumprir o direito ao cuidado e os direitos dos cuidadores, além de expandir as políticas públicas existentes e até mesmo apoiar a criação de políticas. Esperamos apresentar propostas para um quadro normativo reconhecível. . novos direitos.


A jornalista e pesquisadora Ismaria Afonso, responsável por gênero e raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, também destacou o alcance obtido com a inclusão desse tema na prova do Enem. Além disso, o tema deste ensaio baseia-se na ideia de que estamos preocupados com a desigualdade, em vez de debater se existe um problema. “Isso nos leva a outro nível de discussão”, diz ele.


Autor deste livro Não trabalha nem estuda? Em Desigualdades de Gênero e Raciais nas Carreiras de Mulheres Jovens no Brasil Suburbano (Appris, 2018), os pesquisadores também descobriram que a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres contribui para a desigualdade de gênero, e não apenas no Brasil. manifestação de gênero. desigualdade. Uma estrutura social onde homens e mulheres têm valores diferentes. "Embora os homens relutem em naturalizar-se para certos tipos de trabalho, as mulheres são socialmente concebidas para o fazer. Mesmo que existissem leis que pagassem às mulheres pelo trabalho de cuidados, no privado temos de o fazer.

Adaptado da matéria do Jornal do Brasil.

Comentários